Sistema Triple Screen
Conheça o Triple Screen, trading system desenvolvido pelo trader e psiquiatra Alexander Elder que usa três tempos gráficos pra entrar numa operação.
O Triple Screen é um sistema de negociação desenvolvido pelo Dr. Alexander Elder — psiquiatra, trader e autor. O livro em que li sobre o Triple Screen foi o Como se transformar em um operador e investidor de sucesso (Trading for a Living) e este post é uma breve descrição de como esse trading system funciona.
O primeiro passo é definir o seu tempo gráfico preferido para operar — idealmente tem a ver com a sua expectativa quanto à duração da operação. Ele é que vai determinar as três referências de tempo nas quais teremos que olhar: a tendência de mais longo prazo, a tendência intermediária e a tendência de mais curto prazo.
Se você prefere operar com o gráfico diário, a referência de um dia será a intermediária.
A partir disso, a referência de longo prazo tem que ter um fator aproximadamente cinco vezes maior que a intermediária. Nesse caso, será de uma semana.
A referência de curto prazo deve ter um fator aproximadamente cinco vezes menor que a intermediária. No caso, será de uma hora (no Brasil, normalmente um pregão tem sete horas, então não é problema usar o gráfico de uma hora).
A próxima etapa envolve verificar se certas condições são satisfeitas em cada uma dessas referências de tempo.
Primeira tela
O primeiro filtro é olhar o gráfico na referência de longo prazo e utilizar um indicador de acompanhamento de tendência para analisar a direção do movimento (uma média móvel exponencial de 13 períodos [MME13] ou o MACD, por exemplo).
É na direção apontada que vamos operar se os próximos filtros forem respeitados.
Segunda tela
O segundo filtro é verificado na referência intermediária, em que usamos um oscilador, como o Índice de Força Relativa* (IFR), o Estocástico ou o Elder-ray.
Se a tendência de mais longo prazo for de alta, queremos ver no gráfico intermediário o oscilador indicar oportunidade de compra (Estocástico na zona sobrevendida, por exemplo).
Se a tendência de mais longo prazo for de queda, queremos ver no gráfico intermediário o oscilador indicar oportunidade de operar na ponta vendedora (Estocástico na região sobrecomprada, por exemplo).
* = na edição de 1993 do livro, o autor diz que o IFR é muito lento para ser utilizado no Triple Screen, em comparação com outros osciladores. Porém, na edição de 2014, o IFR aparece entre os osciladores indicados.
Terceira tela
Passados esses dois crivos, aplicamos o terceiro e último filtro para inserir o ponto de entrada.
Na versão original do Como se transformar em um operador e investidor de sucesso, de 1993, Elder diz que podemos ficar no gráfico da referência intermediária para entrarmos assim que houver um rompimento.
No caso do nosso exemplo, seria um rompimento da máxima do dia anterior para operar na ponta compradora ou da mínima do dia anterior para operar na ponta vendedora.
Ou seja, quando a tendência de mais longo prazo for de alta e o oscilador na referência intermediária estiver na região sobrevendida, coloque uma ordem de compra um pouco acima da máxima do dia anterior. Quando a tendência de mais longo prazo for de baixa e o oscilador na referência intermediária estiver na região sobrecomprada, coloque uma ordem de venda um pouco abaixo da mínima do dia anterior.
Agora vamos ver o que o autor indica na edição em inglês de 2014, publicada com o título The New Trading for a Living.
Ele explica que ainda é possível operar usando os rompimentos, mas que ele prefere usar técnicas de day trade para definir as entradas (com gráficos de 25 ou até 5 minutos) ou aliar a própria referência intermediária a uma técnica que Elder chama de “penetração média na MME”, em uma tradução livre.
A ideia dessa técnica é avaliar quanto o preço costumou penetrar na MME, em média, nos últimos pregões (abaixo da MME numa tendência de alta ou acima da MME numa tendência de baixa), de modo a colocar o ponto de entrada num pullback.
Este post foi publicado originalmente em 26 de abril de 2020 no site leiturasdotrader.com e importado e adaptado para o Livros & Trades em 23 de junho de 2025.